Arquivo mensal abril 2019

SeadPrev inicia uso do SEI para justificativas de falta

Diretores, superintendentes e demais servidores da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev)receberam nesta segunda-feira, 15, no auditório da SeadPrev, treinamento e apresentação sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). A partir desta semana, todo servidor da SeadPrev que quiser fazer justificativa de falta terá que acessar ao SEI para requerer o abono.  

“Damos o pontapé inicial nessa implantação do sistema na SeadPrev e ganhamos mais celeridade, economia no uso do papel, tudo via digital, com rapidez de resolução das demandas e garantia de segurança na tramitação dos processos”, ressaltou o secretário Ricardo Pontes. 

Atualmente uma portaria em vigor torna obrigatória a participação dos servidores da SeadPrev efetivos, comissionados, estagiários e terceirizados que exercem função administrativa em curso virtual do Sistema Eletrônico de Informação (Sei). Para fazer o login no sistema, basta inserir email institucional e senha, a mesma usada no email. 

De acordo com a superintendente da Escola de Governo (Egepi) e membro do Comitê Central do SEI, Janaína Mapurunga, para ter acesso ao portal SEI, o servidor dever fazer o curso de capacitação disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).  Neste link.

“Após essa primeira etapa de capacitação virtual, o Comitê Central realizará treinamentos presenciais aos servidores que irão utilizar o sistema do SEI nas secretarias. Vamos mostrar na prática com modelos de processos em ambiente de testes”, adianta.  

O SEI será implantado inicialmente em cinco órgãos. Secretaria da Administração e Previdência (Seadprev), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). Após esse processo inicial, o sistema se estenderá a todos os órgãos do Poder Executivo. 

O sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e já foi implantado nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e no Distrito Federal. 

Sefaz inicia treinamentos para implantar Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) iniciou o treinamento dos servidores sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O sistema foi instituído pelo decreto nº 18.142/2019 e será o responsável por gerir documentos e processos administrativos do Estado. 

“Orientamos a equipe da Sefaz no sentido de agilizar a implantação do SEI, de forma a eliminar o uso de papel na secretaria”, disse o secretário Rafael Fonteles.

Segundo Antonio Manoel Ribeiro, coordenador de implantação do SEI na Sefaz, a primeira parte do treinamento é feito a distância. “Os servidores já começaram a fazer o treinamento virtual, muitos inclusive já concluíram. A previsão é que, até o fim do mês de abril, todos os servidores da Sefaz já tenham concluído o treinamento”, explica Ribeiro.

O próximo passo, segundo o coordenador, é o treinamento presencial. “No treinamento a distância, os servidores só conhecem a ferramenta. No presencial, vamos arregaçar as mangas e criar processos, tramitar em um ambiente de testes que não afeta em nada a administração. Isso deve começar em duas semanas”, adianta Antonio Manoel.

O SEI vai integrar todos os órgãos do Estado para abolir o uso do papel e, com isso, digitalizar todas as demandas, gerando economia e eficiência administrativa. O processo piloto de implantação, além da Sefaz, envolve a ATI, PGE, CGE e Seadprev. “A Seadprev é quem passa as diretrizes em relação à parte de gestão e processual e a ATI comanda a parte técnica”, afirma o coordenador.

A ATI, segundo Antonio Manoel, é o primeiro órgão a digitalizar todos os processos. Na Sefaz, o primeiro setor de processos a ser digitalizado é o de justificativa de faltas dos servidores.

“A nossa realidade é bem mais ampla, pois temos mais de 1.500 servidores a serem cadastrados na ferramenta. Os primeiros processos digitalizados serão de justificativa de falta”, afirma Ribeiro.

“Além do treinamento, estamos apresentando o projeto em todos os setores da Sefaz, nessa quinta-feira (04), por exemplo, apresentamos aos servidores do posto fiscal da Tabuleta”, acrescentou o coordenador.

Todos os servidores da Sefaz devem fazer o treinamento a distância, previsto em portaria assinada pelo secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.