Governo vai acabar com processos manuais e adota sistema eletrônico

Governo vai acabar com processos manuais e adota sistema eletrônico

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) iniciou, nesta segunda-feira (26), treinamento que vai proporcionar a informatização dos processos eletrônicos no Governo do Estado do Piauí. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) será implantado a partir da SeadPrev e Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Com o SEI, todos os processos deixarão de ser manuais e passarão a tramitar eletronicamente, gerando economia de papel e garantindo a celeridade dos processos.

As servidoras do Governo do Distrito Federal, Janaína Ferreira, gerente de Processos Eletrônicos, e Riane Routos, coordenadora-geral de Processos de Implantação do SEI, estão em Teresina para o início dos trabalhos. A ATI desenvolve o Portal Sei Piauí, que permitirá ao servidor ativo e ao cidadão ter acesso às instâncias administrativas.

O secretário da Administração e Previdência, Ricardo Pontes, informou que 23 técnicos receberão treinamento durante toda a semana, nos período manhã e tarde. Logo após o treinamento, a ideia é expandir o sistema para todos os órgãos com a formação de um comitê de trabalho central.

“Nós vamos ter a responsabilidade de, a partir daqui, levar isso para todos os órgãos. Queremos que a realização dos processos administrativos seja feita com segurança, transparência e economicidade. Nós temos a expectativa que esse processo eletrônico já se inicie em dezembro”, disse Pontes.

O gestor informou ainda que está sendo criado um decreto que regulamenta e define parâmetros para uso e gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-PI), e estabelecer o sistema oficial para a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito dos órgãos e entidades do Piauí.